A Maçonaria é uma Ordem Universal, filosófica, filantrópica e progressista, fundada na Tradição Iniciática, obedecendo aos princípios da Fraternidade e da Tolerância, que visa o aperfeiçoamento da Humanidade através da intervenção individual dos seus membros. Por isso, os maçons devem assumir-se como exemplo de comportamento ético, combater a opressão, a ignorância, o sectarismo e a corrupção, e trabalhar para a construção de uma sociedade mais justa e perfeita.
A Maçonaria pratica a liberdade absoluta de consciência, rejeitando as concepções dogmáticas. Não discute política nem religião, considerando as posições metafísicas como do foro íntimo dos seus membros.
O Grande Oriente Lusitano tem por divisa: Liberdade, Igualdade, Fraternidade; e como lema: Justiça, Verdade, Honra e Progresso.
Os maçons reconhecem-se como Irmãos e obrigam-se a uma permanente e recíproca ajuda. Exigese-lhes o mámimo altruísmo, o sacrifício de qualquer interesse ao bem estar dos seus semelhantes e a propaganda pelo exemplo, sob reserva de observância do sigilo maçónico.
(Texto do Grande Oriente Lusitano, anexo à Petição de Iniciação, 2004 e:.v:.)