sexta-feira, janeiro 30, 2004
Não possui a Maçonaria leis gerais nem livro santo que a definam ou obriguem todo o maçon através do Mundo; não sendo uma religião, não tem dogmas:. Em cada país e ao longo dos séculos, estatutos numerosos se promulgaram e fizeram fé para comunidades diferentes no tempo e nos costumes:. Mas isso não obsta a que a Maçonaria possua certo número de princípios básicos, aceites por todos os irmãos em todas as partes do globo:. É essa aceitação, aliás, que torna possível a fraternidade universal dos maçons e a sua condiçao de grande família no seio da Humanidade, sem que, no entanto, exista uma potência maçónica à escala mundial nem um Grao-Mestre, que centralize o pensamento e a acçao da Ordem:.
[ Colocado por
Aprendiz Maçon @ 8:10 da tarde ]
[ Comentários: ]
quinta-feira, janeiro 22, 2004
Os nossos valores
A liberdade de consciência e, portanto, de opinião, é irrestrita. A liberdade de acção, contudo, é limitada pela liberdade alheia. A liberdade do indivíduo não pode ferir os direitos de outrém, inclusive o próprio direito de ser livre. A liberdade é, assim, subordinada ao bem-estar colectivo. Para que a liberdade de crença e de opinião não crie dissenções no seio da Ordem, a Maçonaria não permite discussões político-partidárias, religiosas e sociais em seus trabalhos, nem manifestações de tal modo em seu nome e sob a qualidade de Maçom.
A Igualdade deve ser entendida como igualdade de direitos em igualdade de condições, sem distinção de castas, raças ou grupos sociais (políticos, religiosos, partidários, etc.). A igualdade não é portanto, o nivelamento puro e simples dos indivíduos, pois estes diferem entre si pelo seu valor, decorrente das qualidades pessoais. Cada um presta à colectividade serviço de maior ou menor importância, merecendo em retribuição, prerrogativas correspondentes à sua função social.
A Fraternidade é a expressão do amor ao próximo e da solidariedade humana. Tal como a igualdade, a fraternidade pode ser entendida como nivelamento de indivíduos, ignorando-se a diferenciação natural que decorre do mérito de cada um. A fraternidade exclui aqueles mesmos preconceitos, aquelas mesmas distinções que a igualdade recusa, mas faz tábua rasa do valor pessoal de cada um. A grande família humana, como qualquer família, possui membros de maior ou menor valor social; reconhecer esses diferentes valores é comezinha justiça.
[ Colocado por
Aprendiz Maçon @ 8:26 da manhã ]
[ Comentários: ]
|