terça-feira, abril 06, 2004
CARTA DO TRAMBOLHO
(...) A ti, caminheiro que me estás a ler, te digo aqui que o objecto - sólido, pesado e um pouco indescritível - conhecido como Trambolho Fraterno - é uma pedra de origem perdida e geometria bizarra, uma entidade quase tão difícil e insondável quanto a história que lhe está associada e, assim sendo, anos e anos decorridos sobre a hora em que me foi entregue, só agora me autorizo a dela te vir desvendar alguns aspectos mais acessíveis.
![](http://www.wsp.krakow.pl/whk/imagi2/theodos.jpg)
Chegou-me às mãos por obscuros caminhos que então me pareceram claros, por estranhos acasos que nem sequer estranhei. Contudo, teve esse acontecimento os mais profundos e permanentes efeitos na minha vida e só me abstenho de tos contar por entender que esse relato, ao invés de te esclarecer, antes te iria confundir.
Da geometria peculiar e simples do objecto quase nada te posso aqui deixar e, para além de notar a evidente vocação móvel e estável que simultaneamente transparece dos seus recortes e formas, só me sinto agora deslumbrar, uma vez mais, com o seu desenho, onde faces brutas se ligam a faces cúbicas, sem a nada mais nos instruírem.
Mas, afinal, da constelação de eventos que me envolveu em trato prolongado com aquela pedra, o aspecto mais perturbador que aqui te quero revelar é o facto de ela ter trazido consigo um pequeno pergaminho onde, com caligrafia muito antiga, assim se dizia - cito de cor, já que, por meu descuido, perdi o original:"SOU O TRAMBOLHO FRATERNO
A POSSE MAIS PRECIOSA DE SETE IRMÃOS
QUE NUNCA ME POSSUÍRAM NEM POSSUIRÃO
JÁ QUE A SETE OUTROS IRMÃOS
E A MAIS OUTROS E OUTROS SETE IRMÃOS
ME HAVERÃO SEMPRE E SEMPRE QUE PASSAR
MÊS APÓS MÊS ATÉ AO FIM DOS DIAS."
VELHO E CANSADO E SÓ, SEI AGORA QUE POSSO PARAR E SOSSEGAR E DESCANSAR EM TI QUE SABERÁS CUMPRIR O QUE EU NÃO CUMPRI.
( DAS COUSAS MARAVILHOSAS QUE ME FOI DADO VER - O VERDADEIRO E ÚNICO TESTAMENTO DE THOMAS BRACARENSIS )
[ Colocado por
Aprendiz Maçon @ 7:13 da tarde ]
[ Comentários: ]
TRAMBOLHO FRATERNO!
Simbolo de união entre todos os Irm:., simbolo da imperfeição.
Soubemos, agora, que o Trambolho está no Palácio do Grande Oriente Lusitano, a Oriente de Lisboa, com 7 irmãos da R:.L:. DELTA.. Bem hajam !
[ Colocado por
Aprendiz Maçon @ 7:02 da tarde ]
[ Comentários: ]
|