![](http://photos1.blogger.com/x/blogger2/300/774/320/106782/outono_big.gif)
Maçonaria cria fundação
A Grande Dieta, onde têm assento dirigentes de lojas maçónicas de todo o país, reúne-se hoje(18/11/2006) para decidir o que fazer do património da Maçonaria, ou melhor, das três associações maçónicas proprietárias de imóveis: o Grémio Lusitano, a Escola Oficina nº1, na Graça, e o Internato S. João.
Este património é sobretudo composto por heranças de irmãos, e a hipótese provável é a constituição de uma fundação para o gerir.Entretanto, existem já empresas imobiliárias interessadas nos terrenos ocupados pelos imóveis das agremiações maçónicas.Em declarações ao SOL, o actual Grão-mestre, António Reis, escusou-se a prestar declarações, dizendo: «Temos direito à nossa vida privada». Recusou, entretanto, a ideia de a Maçonaria ser um «poder oculto».A proposta de criação de uma fundação, para gerir todo o património imobiliário da organização, está a causar acesa discussão entre os maçons do Grande Oriente Lusitano (GOL).
A solução não é pacífica e hoje realiza-se uma reunião da Grande Dieta – uma espécie de assembleia-geral ou parlamento do GOL – para analisar a proposta.Em cima da mesa estará um documento apresentado pelo grão-mestre, António Reis (ex-deputado do PS), em que se avança com um projecto de estatutos. Em causa estão imóveis espalhados por todo o país, dos quais nem sequer existe um inventário completo. Na sua maioria, trata-se de terrenos e edifícios adquiridos ou doados por maçons, muitos em avançado estado de degradação ou abandonados.
Nota de autor do blog: Acho incrivel como é que assuntos internos da N:. Resp:. Ord:. vêm a público, num semanário como o SOL, embora um pouco especulativo ; acho que como Maç:., que quem está dentro da N:.Ord:. deve ter um pouco mais de respeito pela instituição.
É deplorável que documentos referentes á Gr:.Dieta tenham vindo a público.
Não quero contudo transmitir uma ideia de que a Maç:. é uma sociedade secreta, mas sim discreta.