Liberdade Igualdade Fraternidade

Liberdade Igualdade Fraternidade

 



    segunda-feira, junho 20, 2005  




Maçonaria

Museu reabre




O Museu Maçónico Português reabre as portas na próxima terça-feira, após uma remodelação de cinco meses. A cerimónia de reabertura decorre a partir das 16 horas e vai contar com a presença do presidente da Assembleia da República, Jaime Gama.

   [ Colocado por Aprendiz Maçon @ 10:00 da manhã ] [ Comentários: ]



    quarta-feira, junho 08, 2005  

Jornal O Diabo excertos da entrevista.

Ruth Garcez, ex-Desembargadora da Relação, a «O DIABO»

«A Maçonaria e o Opus Dei dominam o poder judicial»


A «revolução» no sistema judicial deve começar pelo Conselho Superior da Magistratura (CSM) que na opinião da primeira juíza portuguesa está dominado por «perniciosas influências políticas». Ruth Garcez diz ainda que a Maçonaria e o Opus Dei condicionam a maior parte da classe dos juízes e determinam os nomes dos que são promovidos na carreira. A ex-desembargadora da Relação jubilada o ano passado desafia ainda que na Justiça em Portugal se «pegue o touro pelos cornos», em detrimento da «cernelha»



O DIABO - Por que motivo lhe chamam a «justiceira»?
RUTH GARCEZ - Talvez pela minha frontalidade e por eu ter sempre tentado pugnar pela melhor Justiça possível. Principalmente em matéria criminal, o que é justo aqui pode não o ser noutro lado. Dou um exemplo: a população da Nazaré tem um comportamento distinto das gentes de Porto de Mós e, no entanto, as leis são as mesmas. Há que terem conta a personalidade do indivíduo, até porque não há duas pessoas iguais. Fala-se muito em direitos do Homem, mas acho que o sistema judicial só se preocupa em defender os direitos dos prevaricadores.

.....

Os magistrados estão reféns de disposições legais viciadas?
As leis são feitas pelo poder político, ou seja pela Assembleia da República e pelo Governo. O juiz só a elas deve obediência. Nesta perspectiva, para conseguir ser justo com tais disposições legais, terá de interpretá-las através de um difícil jogo de cintura. E nem todos os magistrados têm dentro de si um tão arreigado sentido de Justiça. O principio do «Dura Lex Sed Lex» só terá sentido se a lei for justa. O juiz, sem esquecer a obediência à lei, tem que encontrar uma interpretação que se encaixe ao serviço da Justiça e foi sempre esta lógica que procurei manter enquanto judiquei.

.....

Que forças dominam o poder judicial?
A Maçonaria e o Opus Dei. Não me incomodava que estas forças dominassem no sentido de credibilizar a Justiça, mas por aquilo que se vê o sistema judicial está cada vez mais descredibilizado. Constato que os juízes com mérito e que se alheiam desta complexa teia de interesses, estão a ficar completamente desencantados com aquilo que os rodeia e optam por jubilar-se. Quem perde é a Justiça que está enredada em realidades particularmente obscuras.
....
Essas entidades de que fala condicionam as decisões dos juízes?
A Maçonaria e o Opus Dei dominam os poderes todos e não apenas o judicial. Estas influências viciam e tornam mais permeável a Justiça e favorecem os interesses destas organizações e dos seus apaniguados. Quando são as graduações para o Supremo a maioria dos juízes-desembargadores são preteridos porque não estão metidos nos esquemas.

....

Sentiu na pele não pertencer a esses grupos?
Quem não aderia sofria processos intimidatórios. Eu cheguei inclusivé a interpor uma queixa no Tribunal Europeu dos Direitos do Homem a propósito da minha graduação. Para os juízes ascenderem ao Supremo não há qualquer critério. Aquilo é «sopa da pedra». Eu estou casada com a Justiça e não com o Direito, porque esse é muito torto e tive de jubilar-me porque atingi o limite de idade. Pensei, depois dessa fase, em dar apoio aos colegas atafulhados em trabalho, mas perante o cenário, achei que não valia a pena.



   [ Colocado por Aprendiz Maçon @ 10:18 da manhã ] [ Comentários: ]


 

Diário de Noticias

Ex-deputado do PS ganha maçonaria

António Reis deverá suceder a António Arnault na liderança do Grande Oriente


O antigo deputado e dirigente socialista António Reis é o mais que provável vencedor das eleições para grão-mestre (líder) do Grande Oriente Lusitano (GOL) sucedendo no cargo a António Arnault.
De acordo com o que o DN ontem apurou, quando faltavam escrutinar menos de 10 por cento dos votos, António Reis recolhia entre 52 a 55 por cento dos apoios, o que deverá ser suficiente para evitar uma segunda volta. A importância dos boletins ainda por apurar prende-se precisamente com a necessidade do vencedor obter mais de 50 por cento dos votos expressos na primeira volta, para poder ser imediatamente eleito. Caso exista ainda uma segunda volta, será realizada dentro de duas semanas. Confirmando-se a eleição imediata de António Reis, tomará posse a 24 de Setembro.
António Reis faz parte do GOL apenas desde 1998 e só é mestre desde há cinco anos (ao contrário dos outros candidatos a grão-mestre), situação que gerou alguma polémica durante a campanha eleitoral interna, com acusações de "falta de experiência para o cargo".
De acordo com os últimos dados, foram até ao momento apurados mais de 560 votos. António Reis, da loja Estrela d'Alva, está à frente, encontrando-se em segundo lugar o candidato Carlos Morais Santos (loja Obreiros do Trabalho), com 24 por cento dos votos, seguido de Luís Conceição (loja Convergência), com quase a mesma percentagem. Entre as lojas maçónicas com votos por contabilizar contava-se ainda a Loja de Macau.
O Grande Oriente Lusitano é mais antiga obediência maçónica em Portugal, com duzentos anos de história, para além de se tratar da mais representativa dos maçons portugueses, congregando diversas lojas. António Arnault, que decidiu não se recandidatar, foi o grão-mestre do GOL nos últimos três anos.
António Reis, historiador e exdeputado do PS, de 57 anos, é considerado um seguidor da linha socialista dentro da Maçonaria (da mesma forma que Conceição é tido como um ritualista e Morais Santos como o candidato apologista de uma maior abertura da maçonaria).
Reis foi deputado à Assembleia Constituinte e nas I, II, III, VII e VIII legislaturas, sempre eleito nas listas do Partido Socialista, tendo chegado a ser presidente da Comissão Parlamentar de Ética. Licenciado em Filosofia, António Reis é professor assistente na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Foi ainda secretário de Estado da Cultura em 1978, membro do Conselho de Imprensa, entre 1980 e 1982, membro da Alta Autoridade para a Comunicação Social entre 1990 e 1994, tendo ainda uma vasta obra publicada.



HISTÓRIA
Grande Oriente Lusitano


Sociedade iniciática dos pedreiros-livres, a maçonaria está instalada em Portugal deste o século XVIII. Actualmente haverá no nosso País cerca de 2700 maçons, 1100 dos quais pertencentes ao GOL, o Grande Oriente Lusitano, a obediência mais antiga em Portugal. Em 1738 a Igreja Católica considerou a maçonaria uma "heresia perversa". Em Portugal, em 1817, o grão-mestre do Grande Oriente general Gomes Freire de Andrade foi enforcado sob acusação de conjura liberal. É dentro de uma loja maçónica portuense que nasce a Constituição liberal de 1820. Com o Estado Novo, a maçonaria foi novamente reprimida e só após o 25 de Abril foi reabilitada. Nos últimos vinte anos, registaram-se várias cisões, com o aparecimento da Grande Loja Regular de Portugal. A divisão entre regulares e irregulares prende-se com a obrigatoriedade de crença num ser supremo e o juramento maçónico sobre a Bíblia.

   [ Colocado por Aprendiz Maçon @ 10:13 da manhã ] [ Comentários: ]



    segunda-feira, junho 06, 2005  

A ELEIÇÃO

António Reis é o novo Grão-Mestre do GOL



António Reis, membro da Comissão Nacional do Partido Socialista, ex-deputado e ex-secretário de Estado da Cultura, foi ontem eleito Grão-Mestre do Grande Oriente Lusitano (GOL). Conseguiu 55 por cento dos votos, afastando assim a necessidade de uma segunda volta contra um dos outros concorrentes, Luís Vaz e Carlos Morais Santos. O socialista entrara para o GOL em 1998, o que à altura da sua candidatura era visto como uma fraqueza por não ter a experiência necessária para o exercício de um cargo daquela importância.

   [ Colocado por Aprendiz Maçon @ 8:30 da tarde ] [ Comentários: ]


Liberdade Igualdade Fraternidade


Correio

Sites Maçónicos

Austria
Grande Oriente da Austria

Belgium
Grande Loja Regular da Belgica
Grande Oriente da Belgica
Grande Loja da Belgica
Grande Loja Feminina da Belgica
Direito Humano da Belgica

Bulgaria
Grande Loja da Bulgaria

Croatia
Grande Loja da Croacia

Czech Republic
Grande Loja da Republica Checa
Grande Oriente Checo

Denmark
Direito Humano da Dinamarca

England
Grande Loja Unida de Inglaterra
Direito Humano de Inglaterra

Finland
Direito Humano da Finlândia

France
Grande Oriente de França
Grande Loja de França
Grande Loja Nacional de França
Grande Loja Feminina de França
Direito Humano da França
Grande Loja Tradicional e Simbólica da Ópera
Grande Loja Mista de França
Grande Loja Mista Universal
Grande Loja Feminina Memphis-Miraïm

Germany
Grande Loja Unida da Alemanha
Grande Loja da Alemanha
Grande Loja dos Maçons Alemães"
Grande Loja "Os 3 Globos
Grande Loja Américo-Canadiana
Grande Loja dos Maçons Britânicos na Alemanha
UFHD
Direito Humano da ALemanha

Greece
Grande Loja da Grécia
Grande Loja Nacional da Grécia
Direito Humano da Grécia

Hungary
Grande Loja Simbólica da Hungria
Grande Oriente da Hungria

Iceland
Grande Loja da Islândia
Direito Humano da Islândia

Ireland
Grande Loja da Irelanda
Direito Humano da Irelanda

Italy
Grande oriente Italiano
Grande Loja Regular de Itália
GRande Loja de Itália
Direito Humano de Itália

The Netherlands
Grande Oriente da Holanda

Norway
Ordem Maçónica da Noruega
Direito Humano da Noruega

Poland
Direito Humano da Polónia

Portugal
Grande Oriente Lusitano
Loja Passos Manuel
Direito Humano de Portugal
Loja Coerência
Loja Honra e Dignidade
Loja Madrugada
Loja Liberdade e Justiça
Grémio Fénix
Grande Loja Regular de Portugal
Grande Loja Tradicional de Portugal
Loja Lusitania

Russia
Grande Loja da Russia

Scotland
Grande Loja da Escócia
Direito Humano da Escócia
Mother Lodge of Scotland- Loja Zero

Slovenia
Grande Loja da Eslovénia

Spain
Grande Loja de Espanha
Grande Loja Simbólica de Espanha
Direito Humano da Espanha

Sweden
Direito Humano da Suécia

Switzerland
Grande Loja Alpina da Suiça
Grande Oriente da Suiça
Grande Loja Feminina da Suiça
Grande Loja Mista da Suiça
LUF Grupo Nacional Suiço
Direito Humano da Suiça
Loja Cosmos
Loja Erasmo

Turkey
Grande Loja da Turquia
Grande Loja dos Maçons Turcos
Grande Loja da Turquia Livre e Aceite

Museum
Museu de Arte e História da Maçonaria

Jornais
Público
Diário de Noticias
Jornal de Noticias
Açoriano Oriental
Diário Digital
Expresso
Visão
Le Monde(fr)
Liberation(fr)
Le Point(fr)
Estado de Minas(br)
Veja(br)
Haaretz
BBC
CNN
La Nación(ar)
La Razón(ar)
Irish Independent
Times Literary Supplement
Nouvel Observateur(fr)
El Pais(es)
Le Monde
Le Figaro
L'Express
Liberation
Nouvel Observateur
El Pais
Corriere della Sera
Revista Marianne
Figaro(fr)
Corriere della Sera(it)
El Mundo(es)
La Razón(es)
Le Monde Diplomatique(fr)
O Estado de S.Paulo(br)
O Globo(br)
Jornal de Angola
Correio da Bahia(br)
The Guardian(uk)
The New Yorker (eua)
The NY Times(eua)
The Washington Post(eua)
Los Angeles Times(eua)
Chicago Tribune(eua)
Philadelphia Inquirer(eua)
La Repubblica(it)
Encuentro.Cuba
Gazeta do Povo(br)
Granma(cuba)

Blinks
A Partir Pedra
O Profano
Ritualmente
Escrita em Dia
PtBloggers
Abrupto
Blog de Esquerda
Sopa de Nabos
Blogo Social Português
Blogda-se
Gato Fedorento
Hipatia
Outro eu
Almocreve das Petas
Dicionario do Diabo
Bomba Inteligente
A ervilha cor de rosa
A Praia
As desalinhadas
Aviz
Bazonga da Kilumba
Blogue dos Marretas
Blogui­tica Nacional
Bomba Inteligente
Cibertúlia
Cristovão de Moura
Cruzes Canhoto
Desejo Casar
Flor de Obsessão
Trambolho Fraterno

Criado por

[=Arquivos=]
01/01/2004 - 02/01/2004 02/01/2004 - 03/01/2004 03/01/2004 - 04/01/2004 04/01/2004 - 05/01/2004 05/01/2004 - 06/01/2004 06/01/2004 - 07/01/2004 07/01/2004 - 08/01/2004 08/01/2004 - 09/01/2004 09/01/2004 - 10/01/2004 10/01/2004 - 11/01/2004 11/01/2004 - 12/01/2004 12/01/2004 - 01/01/2005 02/01/2005 - 03/01/2005 03/01/2005 - 04/01/2005 04/01/2005 - 05/01/2005 05/01/2005 - 06/01/2005 06/01/2005 - 07/01/2005 06/01/2006 - 07/01/2006 07/01/2006 - 08/01/2006 09/01/2006 - 10/01/2006 10/01/2006 - 11/01/2006 11/01/2006 - 12/01/2006 12/01/2006 - 01/01/2007 01/01/2007 - 02/01/2007 02/01/2007 - 03/01/2007 03/01/2007 - 04/01/2007 07/01/2007 - 08/01/2007 05/01/2009 - 06/01/2009 06/01/2009 - 07/01/2009 04/01/2011 - 05/01/2011